segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Matemática e Musica.

A matemática surgiu nos povos da antiguidade, que contavam coisas e buscavam fazer sistemas de trocas para sobrevivência. Por sua vez, a música e suas sonoridades também existem desde a mitologia grega onde Orfeu, filho da musa Calíope e Apolo, usava de seus cantos e liras para amansar as feras e mover pedras.
Mas essas duas áreas, aparentemente distintas uma da outra, têm muito em comum. No momento em que houve a necessidade de decifrar os problemas de consonância e encontrar fundamentos para explicar o fenômeno da musica, a matemática apareceu.  Uns dos principais teóricos musicais, Pitágoras, desenvolveu e estudou toda a parte de tons e escalas músicas, desde freqüências a frações para gerar notas e escalas.
Para explicar melhor essa parte, vejamos o vídeo a seguir:

Mostrando mais uma vez, a matemática se encontra em todas as coisas, em todas as áreas, onde menos imaginamos. Quando você canta uma música, uma soma de movimentos vibratórios são gerados, correspondendo a freqüências parecidas com os tons musicais já estabelecidos. E todas as músicas estruturadas no mundo, só conseguiram ser criadas porque muitos matemáticos desenvolveram os sistemas de freqüência e notas musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário