terça-feira, 8 de novembro de 2011

Biografía de Leonard Euler.


Leonard Euler nasceu em 15 de Abril de 1707 em Basiléia, na Suíça. Filho do pastor calvinista Paul Euler e de Marguerite Brucker, Leonard ganhou gosto pela matemática desde pequeno quando começará a ter fascinio pela disciplina com as liçoes e aulas que seu pai lhe dava, visto que pouco aprendia Matemática na escola.

Sem dar atençao para seu prodigioso talento matemático, determinou que estudaria Teologia e entrou para a Universidade de Basíleia, aos 14 anos, com o conceito de seu pai. Em 1723, Euler recebe o grau de Mestre em Filosofia com uma dissertação comparando Descartes com Newton. Dentro da Universidade, Euler conheceu Jean Bernoulli, matemático que ensino seu pai, ao qual descobriu seu potencial para Matemática. Em nota, o próprio Euler escreveu:

“... cedo descobri uma oportunidade de ser apresentado a um famoso professor Jean Bernoulli... Na verdade ele estava muito ocupado e então recusou dar-me lições privadas; mas deu-me conselhos muito importantes para eu começar a ler e a estudar livros mais difíceis de Matemática; e se me deparasse com algum obstáculo ou dificuldade, tinha permissão para visitá-lo todas as tardes de domingo que ele, gentilmente, explicar-me-ía tudo aquilo que eu não consegui-se entender." (citado por O'Connor e Robertson em www-gap.dcs.st-and.ac.uk/~history/Mathematicians/Euler.html).

Euler estava destinado a se tornar pastor, mas Jean Bernoulli interferiu e convenceu seu pai que o garoto possuía grandes talentos para a área da Matemática. Em 1726 terminou os estudos na Universidade de Basiléia e em 1727 foi nomeado para o Grande Prêmio da Academia de Paris com um trabalho sobre mastros de navios. Neste ficou em segundo lugar, entretanto, posteriormente Euler ganhou o premio doze vezes.

Na Suíça não havia muito trabalho para matemáticos em início de carreira. Quando se soube que a Academia de S. Petersburgo procurava novos colaboradores, matemáticos de toda a Europa viajaram até a Rússia, incluindo Daniel e Nicolaus Bernoulli. Na época, Euler procurava também  um lugar acadêmico e por recomendação de Nicolaus, é chamado para a Academia de S. Petersburgo. Euler aceita, mas não de imediato.

 Antes resolve viajar para a Rússia na Primavera seguinte por dois motivos: precisava de tempo para estudar os tópicos do seu novo trabalho e queria tentar conquistar um lugar vago na Universidade de Basileia, como professor de Física. Para se candidatar, Euler escreveu um artigo sobre acústica. Apesar da qualidade, não foi escolhido para o cargo. O fato de estar com apenas 19 anos terá tido influência.

 Em 1727 Euler decide então entrar para a Academia de S. Petersburgo, mas no mesmo ano, Nicolaus Bernoulli morre e deixa vaga a posição de assistente em matemática, que Euler a ocupa. Também decide aceitar um trabalho extra como médico na Marinha Russa. Com o novo cargo, viu o seu orçamento aumentar, o que lhe possibilitou trabalhar mais na sua pesquisa Matemática e constituir família. Em 7 de Janeiro de 1734, Casou-se com Katharin Gsell e tiveram 13 filhos mas apenas 5 sobreviveram à infância.

Desde 1735, Euler sofria de alguns problemas de saúde, como febres altas. Em 1738, perdeu a visão do olho direito. Mas tal problema não diminuiu em nada seus trabalhos com a Matemática. Conta-se que seu lápis o superava em inteligência tal era a velocidade com que escrevia.

Durante os anos seguintes, Euler transforma a Matemática e a Física e produz trabalhos fundamentais em teoria dos números, séries, cálculo de variações, mecânica, entre outros. Além disso, em 1735 Euler já havia resolvido um problema que lhe deu fama mundial – o chamado “problema da Basileia”.

Desde cedo Euler ganhou reputação internacional. Euler nunca teve problemas em produzir trabalhos de diferentes gêneros e geralmente escrevia em latim, mas também em francês, embora a sua língua de origem fosse o alemão. Depois de ganhar por duas vezes, o Grande Prêmio da Academia de Paris, Euler recebeu um convite de Frederico, o Grande para fazer parte da Academia de Berlim. De início recusou o convite, mas logo depois resolveu aceitar. 

Deixou S. Petersburgo em 1741 e no mesmo ano já assumiu o cargo de diretor do departamento de Matemática, onde escreveu mais de 380 artigos e permaceu por 25 anos. Euler contribuiu muito para a Academia de Berlim com diversos trabalhos científicos. Mas depois de muitos conflitos com Frederico, que insistia em implicar com Euler, e insatisfeito com a situação, Euler retorna para a Rússia em 1766 e volta para a Academia de S.Petersburgo.

Durante esse ano, devido a um problema de cataratas, estava a perder a visão do olho esquerdo. Começou a preparar-se para a cegueira escrever com giz numa lousa e ditando para uns de seus filhos. Em 1771, perdeu todos os seus bens, exceto os manuscritos de Matemática, num incêndio em sua casa. No mesmo ano é operado, o que lhe restitui a visão por mais um tempo. Mas como não tomou os devidos cuidados médicos, ficou completamente cego.

Brilhantemente, continuou com os seus projetos científicos e quase metade do seu trabalho foi concluído após a cegueira, contando com a ajuda de várias pessoas. A sua capacidade para o cálculo mental era tão surpreendente que conseguia fazer, de cabeça, cálculos que outros matemáticos tinham dificuldades de fazer no papel. Suas pesquisas e trabalhos continuaram até 1783, onde aos 76 anos faleceu enquanto tomava chá com um dos seus netos.

Yushkevich (1906-1993) descreve o dia da sua morte:

"No dia 18 de Setembro de 1783 Euler passa a primeira metade do dia como de costume. Dá uma lição de Matemática a um dos seus filhos, faz alguns cálculos com giz em dois quadros sobre o movimento de balões; depois discute com Lexell e Fuss a descoberta recente do planeta Urano. Perto das cinco horas da tarde ele sofre uma hemorragia cerebral e murmura somente "Estou a morrer" antes de perder a consciência. Morre por volta das onze horas da noite." (citado por  OŽConnor e Robertson em www-gap.dcs.st-and.ac.uk/~history/Mathematicians/Euler.html).

Nenhum comentário:

Postar um comentário